Covid-19: Empresa portuguesa cria máscara reutilizável até 50 vezes

A 'ProtecOthers', empresa portuguesa com sede no Vale do Ave, desenvolveu uma máscara atestada em laboratório com uma eficiência de filtração bacteriana acima dos 95%, impermeável, respirável e reutilizável até 50 lavagens.
Para ser comercializada, a máscara precisa de receber a luz verde do Infarmed, mas o processo de certificação já está em curso.
O equipamento de proteção individual foi testado em laboratório e o tecido é certificado pela Organização Mundial da Saúde, podendo passar a ser uma "verdadeira arma" para combater a covid-19, sobretudo numa altura em que este tipo de produtos continua a ser escasso no mercado.
Este mergulho na produção de um dos produtos mais procurados hoje em dia pelo mundo fora, permitiu à ProtectOthers, salvar outras fábricas e postos de trabalho, uma vez que já recrutou, para esta missão, centenas de trabalhadores quase, ou já, no desemprego.

A Direção Geral da Saúde emitiu, recentemente, um parecer que aconselha o uso de máscara generalizado em espaços públicos fechados.
Entre as medidas agora anunciadas, nesta terceira fase do estado de emergência, só para serem usadas nas escolas e em transportes públicos serão necessários 22 milhões de máscaras (que o Governo, segundo entrevista de António Costa, este s´bado ao Expresso, já está a tratar de assegurar).