Covid-19. Número real de infectados em Portugal pode ser cinco vezes superior aos casos confirmados pela DGS

Quem o diz são epidemiologistas do Imperial College, que criaram um tracker semanal para a evolução da Covid-19 e creem que 80% dos infectados em Portugal estão com sintomas ligeiros ou assintomáticos, pelo que não são diagnosticados, embora possam ser agentes de transmissão do vírus).
Os epidemiologistas, cujo trabalho é baseado em modelos científicos para estimar o número de infectados em vários países europeus, adiantam que, na semana que terminou a 4 de Abril, ao invés dos 5.354 casos que tinham sido confirmados em Portugal, existiam na realidade mais de 26 mil pessoas infectadas com o novo coronavírus. Juntando alguns dados mais actualizados até essa altura, o modelo estimava quase 39 mil infectados no país. Ou seja, mais do que o dobro do número total de confirmações avançadas no boletim da Direção-Geral da Saúde divulgado este domingo, 12 de Abril.

Ruy Ribeiro, epidemiologista da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, acredita que, por esta altura, podemos estar a falar de 81.699 infectados em Portugal.
O novo coronavírus, detectado em Dezembro na China, já causou mais de 112 mil mortos em todo o mundo e infectou mais de 1,8 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Dos casos de infecção, quase 375 mil são considerados curados.
Depois de surgir na China, em Dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar uma situação de pandemia.
Em Portugal, segundo o balanço feito ontem pela Direção-Geral da Saúde, registam-se 504 mortos, mais 34 do que no sábado (+7,2%), e 16.585 casos de infecção confirmados, o que representa um aumento de 598 (+3,7%). Dos infectados, 1.177 estão internados, 228 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 277 doentes que já recuperaram.
Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 2 de Março, encontra-se em Estado de Emergência desde de 19 de Março e até ao final do dia 17 de Abril.