WRC Em Portugal só em 2021

A notícia antecipava-se, após o anúncio da não realização da prova na data inscrita no primeiro calendário do Mundial de Ralis de 2020. Na ausência de qualquer alternativa nas primeiras semanas do outono, com o campeonato a deslocar-se da Nova Zelândia (3 a 6 de setembro) para a Turquia (24 a 27 de setembro) e outubro preenchido com a Alemanha e a Grã-Bretanha, este ano, Portugal fica fora do mapa do WRC.
A Federação Internacional do Automóvel (FIA), cumprindo todas as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), suspendeu três etapas da edição-2020 do WRC, devido à pandemia de Covid-19: Argentina, Portugal e Itália/Sardenha. Originalmente, a etapa nacional era a quinta do campeonato e realizar-se-ia entre 21 a 24 de maio, com o programa de 22 especiais, que incluía 331,10 km cronometrados, a percorrer o centro e o norte do País, com partida em Coimbra e chegada a Matosinhos.

Então, o promotor do WRC e a FIA garantiam que todas «trabalham na identificação de possibilidades no final da temporada, registando-se melhorias na crise do Covid-19 e considerando tudo o que é necessário para organizar uma etapa do WRC, da logística do Mundial à capacidade de todas as equipas realizarem mais deslocações e dos países organizarem os ralis noutras datas». Mas, limitações a mais para hipóteses a menos...
O cancelamento do Rali de Portugal carece de confirmação oficial, mas todas as fontes que contactámos confirmaram informação revelada em primeira mão pelo presidente da autarquia de Vieira de Minho, António Cardoso Barbosa.... Os municípios são parceiros do ACP no financiamento e na organização da prova, por isso, recebem a comunicação do cancelamento antes do anúncio oficial, para os próximos dias.